Depressão é excesso de passado.
Ansiedade é excesso de futuro.
Estresse é excesso de presente.
Não sei quem é o autor ou autora das afirmações acima, fato é que, estão carregadas de verdades inquestionáveis.
Essas três, depressão, ansiedade e estresse, sem dúvida são chagas nas entranhas da sociedade pós moderna.
É importante notar que a Bíblia já falou dessas questões a centenas de anos, e apontou causa e efeito dos males que hoje nos afligem.
Logicamente não é fácil aliar crença a prática, no sentido de conseguirmos deixar as coisas 100% nas mãos de Deus, confiando em seu poder, amor e graça.
E, deixar aqui, é no sentido de confiar totalmente, não de acharmos que todas situações que nos afligem serão resolvidas sem o devido esforço.
No capítulo 6 do evangelho de Mateus, (26: 25-31), recebemos dois conselhos de Jesus:
Primeiro: " olhai as aves do céu".
Segundo: "olhai para os lírios no campo".
E ainda: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas”. Provérbios 3:5-6.
O convite de Deus, para mim e pra você, vai além da promessa do descanso Eterno no céu, mas é para vivermos aqui, em estado de descanso.
Isso só é possível quando confiamos totalmente, sem reservas, de que nossa vida está totalmente nas mãos de Deus.
Que de fato a nossa vida está bem segura em suas mãos.
Podemos como Davi afirmar: ¹ O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?
Salmos 27:1
Não permita que o passado destrua seu presente. Lide com a ansiedade crendo que o seu futuro está nas mãos do Eterno e bondoso Deus. Trabalhe, trabalhe com diligência, mas separe também um tempo de qualidade para você e sua família, não permita que o estresse lhe consuma.
Descanse. Descanse em Deus.
Pr Anselmo Melo
Comentários: