Notícias APEL - Sua fonte de notícias na cidade de Limeira

Sabado, 07 de Dezembro de 2024
“Onde passa um boi, passa uma boiada!” Ou um pouco de fermento estraga toda a massa?

DEVOCIONAL

“Onde passa um boi, passa uma boiada!” Ou um pouco de fermento estraga toda a massa?

Quem nunca ouviu esse sábio adágio popular?

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Foto: Julissa Helmuth
Caption

Quem nunca ouviu esse sábio adágio popular? Acredito que a maioria das pessoas. O que ele significa exatamente? Provavelmente descobriremos uma dúzia de respostas, todas com boa dose de verdade e repletas de significados.               

A expressão, relacionada a um individuo em particular, poder-se-ia afirmar que esse alguém tem caráter duvidoso ou é negligente. Quero atribuir uma interpretação particularmente usando a palavra: “CONCESSÃO”!        Acho interessante a confusão que alguns cristãos fazem quando afirmam que determinados adágios populares são uma passagem da Bíblia sagrada. Também, pudera, alguns são realmente semelhantes ou tem até o mesmo significado ou interpretação.  “Onde passa um boi, passa uma boiada” é basicamente o que a Bíblia em alguns textos afirma de outra maneira, vejamos: Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus".
 Mateus 16:6 NVI (citaremos outros a diante).

A palavra “fermento” aparece treze vezes no Novo Testamento como substantivo (#2219, Strong’s) e quatro vezes como verbo (#2220, Strong’s). Outras nove vezes as palavras “pães ázimos”, ou seja, pão não fermentado (#106, Strong’s) estão usadas no Novo Testamento. Poderíamos dizer que o fermento é o engano, ele naturalmente tem essa característica, ex. Co. 5.6-8 - Gl. 5.7-9 - Mt 16.5-12 Esses textos também falam do fermento em contextos diferentes. É notório que diversas heresias e falsas práticas tem invadido a Igreja, essa é uma década singular, quando analisamos a quantidade de aberrações que tem assolado nossas congregações. A pergunta é, como ou quando isso aconteceu? O que escrevo agora não é um tratado que pretenda esgotar o tema, mas um chamado a reflexão tendo como norte a palavrinha apresentada no inicio do texto: “CONCESSÃO”! Assim como um pequeno leme pode mudar de direção uma grande embarcação uma pequena distorção, uma pequena concessão, um pouco de fermento, pode estragar toda a massa! O apostolo Paulo escrevendo aos Gálatas fez essa afirmação: “Tudo estava caminhando perfeitamente, porque vocês permitiram que alguém os persuadisse a seguir outro caminho”? Uma “CONCESSÃO” pode estragar tudo! Gálatas 3.

Leia Também:

Muitas vezes já fui chamado de “cri cri”, de chato, inflexível, e outros adjetivos nada amigáveis. Normalmente quando o que está em discussão é a exegese da palavra de Deus. As pessoas tendem a gostar mais daqueles que estão dispostos a fazer CONCESSÕES, principalmente quando essas lhe favorecem ou corroboram com a interpretação equivocada que querem dar a um texto específico. Popularmente chamamos tal prática de "forçar a interpretação do texto, ir além ou à quem do que o texto realmente diz. Muitos procedem dessa maneira por pura ignorância, mas, não se engane, em grande número algumas dessas confusões são propositais, feitas com a clara intenção de criar confusão ou uma doutrina que favoreça as práticas de determinado grupo. E, assim, com uma CONCESSÃO ali e aqui, afinal, “um pouquinho de fermento, não pode fazer tanto mal”, e assim, contribuem para que a Igreja torne-se algo como um “monstro”, deformada, manietada para com sua real missão, e que nada lembra a Igreja neo-testamentaria. Muito cuidado com as CONCESSÕES, afinal, "onde passa um boi passa uma boiada.

Pr. Anselmo Melo                                                                              

FONTE/CRÉDITOS: Blog do Pr Anselmo Melo
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Julissa Helmuth
Comentários:
Anselmo Melo

Publicado por:

Anselmo Melo

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
APEL
APEL
Colégio Adventista de Limeira
Colégio Adventista de Limeira

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!